sns-container
SNS-Print

Resgate de criança de 10 anos foi o momento mais importante para os operacionais que realizaram missões na cidade de Antáquia.

A equipa portuguesa destacada para ajudar nas operações de busca e salvamento na Turquia, atingida por dois fortes sismos, regressou a Lisboa, no dia 18 de fevereiro, com o espírito de “missão cumprida”.

Este sentimento foi reforçado com o salvamento de uma vida de uma criança de 10 anos, de nome Baran, um resgate que os operacionais da Força Operacional Conjunta (FOCON) classificam como “o momento mais importante da missão”, concretizado três depois do início da operação em solo turco.

Na cerimónia de chegada da equipa portuguesa, no terminal militar de Figo Maduro, em Lisboa, estiveram presentes os ministros da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e da Administração Interna, José Luís Carneiro, e os secretários de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e da Saúde, Ricardo Mestre.

Ricardo Mestre dirigiu uma palavra de agradecimento aos 6 operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), por “terem levado a esperança ao povo turco, num momento tão trágico e devastador”.

A FOCON – coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e composta por 52 elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, Guarda Nacional Republicana, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e INEM e por seis cães – esteve mais de uma semana Antáquia, cidade turca com cerca de 600 mil habitantes.

A equipa portuguesa partiu de Lisboa no dia 8 de fevereiro para realizar missões de busca e resgate urbano em estruturas colapsadas. A FOCON, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas, respondeu a um pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Na madrugada de 6 de fevereiro, um sismo com 7,8 graus na escala de Richter, atingiu a Turquia e a Síria. Com o epicentro a 35km da cidade turca de Gaziantep, provocou a morte de mais de 45.000 pessoas, a destruição de milhares de edifícios, deixando populações desalojadas sujeitas a temperaturas abaixo de zero. Minutos depois após o primeiro abalo, registou-se uma réplica de 6,7 graus, seguida de centenas de outras.

Voltar

Últimas Notícias

HDS disponibiliza especialidade que se dedica às doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário.
06/12/2023
Secretário de Estado encerrou sessão de lançamento de linha de investimento.
06/12/2023
Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023