
Centro Hospitalar do Algarve cria Equipa Intra-Hospitalar de Suporte
No dia 15 de fevereiro, data em que se assinalou o Dia Internacional da Criança com Cancro, o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) deliberou criar uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos.
Constituída por uma equipa multidisciplinar, que conta com polos em Faro e Portimão, a criação desta equipa tem como objetivo assegurar que todos os utentes em idade pediátrica (recém-nascidos, crianças e jovens) que vivem com uma doença crónica complexa, limitante ou ameaçadora da vida, e suas famílias, recebam cuidados que vão ao encontro das suas necessidades, desejos e preferências.
De acordo com Ana Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do CHUA, «a mais-valia é podermos acompanhar os doentes, que estão infelizmente na fase terminal da sua doença, com dignidade, apoiando os pais, as famílias e as crianças».
O comunicado do CHUA refere que, em Portugal, estima-se que existam pelo menos 8 mil crianças com necessidades de cuidados paliativos, sendo que apenas 10% têm acesso a esses cuidados.
Para saber mais, consulte:
CHUA > Notícias