sns-container
SNS-Print

Serviço do SNS 24 já atendeu mais de 200 mil chamadas.

Mais de 200 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, sendo que mais de 13 mil chamadas foram realizadas por profissionais da área da Saúde, de acordo com informação disponibilizada pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Esta linha, lançada na fase inicial da pandemia, em abril de 2020, tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos mais difíceis.

Em comunicado, a SPMS refere que, desde 2022, a linha passou a estar também disponível em língua inglesa para dar resposta aos cidadãos não falantes de português, tendo atendido, nos últimos 9 meses, mais de 3.200 chamadas.

O atendimento nesta linha de atendimento é sempre feito por psicólogos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Para saber mais, consulte:

SPMS > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023