sns-container
SNS-Print
Portugueses em missão no Chile

Secretário de Estado da Saúde acompanhou partida de elementos do INEM para apoio no combate a incêndios.

Portugal enviou para o Chile este sábado, dia 11 de fevereiro, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) para ajudar a combater os incêndios florestais que estão a fustigar aquele país, que integra também elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, esteve presente no Terminal Militar de Figo Maduro (AT1), em Lisboa, acompanhando as horas finais antes da partida da missão, tendo tido oportunidade de saudar os vários elementos e de conhecer alguns pormenores do apoio que será dado.

“É uma honra estar aqui hoje convosco e quero agradecer a vossa disponibilidade para abraçarem esta nobre missão. O suporte clínico que vão dar no âmbito do combate aos incêndios que assolam o Chile será certamente decisivo e demonstra, uma vez mais, a capacidade técnica e o espírito de solidariedade de Portugal. Desejo-vos uma boa viagem, um bom trabalho e um regresso seguro, com satisfação da missão cumprida, afirmou o Secretário de Estado. No terminal militar, o governante conversou com os responsáveis das várias forças operacionais e com os seis elementos do INEM que estarão a apoiar as equipas no Chile.

A Força Nacional é composta por 144 operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Sapadores Florestais), das Corporações de Bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica. A viagem para o Chile é feita num avião comercial com destino à província de Concepción, na região de Bío-Bío.

O apoio ao Chile acontece ao abrigo da solidariedade que deve presidir ao relacionamento entre países amigos, pelo que, considerando o cenário em causa, Portugal envia uma equipa com valências no combate aos incêndios florestais com meios terrestres e ferramentas manuais e onde se inclui ainda uma equipa de comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ajuda de Portugal decorre do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais formulado pelas autoridades chilenas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

O Chile está a enfrentar uma vaga de incêndios florestais no centro e sul do pais e da qual há já a lamentar várias mortes, centenas de pessoas retiradas das suas habitações e danos consideráveis no edificado, sendo as regiões as regiões de Biobío, Ñuble e La Araucanía as mais afetadas. O estado de emergência no Chile foi já declarado em várias regiões.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023