sns-container
SNS-Print
Inem socorre na Turquia

Portugal participa em missão de busca e resgate na sequência do sismo.

“Agradeço em nome do Estado Português a determinação e a coragem com que partem para ajudar o próximo”, disse a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, no dia 8 de fevereiro, dirigindo-se ao elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), momentos antes da partida da Força Operacional Conjunta (FOCON) para a Turquia, na sequência do sismo que atingiu este país.

A partir do Terminal Militar de Figo Maduro (AT1), Lisboa, Portugal envia para a Turquia 52 profissionais e seis cães que, nos próximos dias, estarão empenhados em missões de busca e resgate urbano em estruturas colapsadas. A FOCON, com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas, é composta por operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) e do INEM.

A ajuda humanitária decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Na madrugada de 6 de fevereiro, um sismo com 7,8 graus na escala de Richter, atingiu a Turquia e a Síria. Com o epicentro a 35km da cidade turca de Gaziantep, provocou a morte, até ao momento, de mais de 10.000 pessoas, a destruição de milhares de edifícios, deixando populações desalojadas sujeitas a temperaturas abaixo de zero. Cerca de 10 minutos depois, registou-se uma réplica de 6,7 graus, seguida de centenas de outras.

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023