
Órgãos sociais iniciam funções a 1 de fevereiro de 2023.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte EPE (CHULN), que integra o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, tem a partir de 1 de fevereiro de 2023 um novo Conselho de Administração.
O Conselho de Administração do CHULN será presidido por Ana Paula Martins, sendo Diretor Clínico o médico Rui Tato Marinho. José Abrantes será o novo Enfermeiro Diretor. André Ferreira e Catarina Baptista serão Vogais Executivos, o primeiro com o pelouro financeiro.
O Ministério da Saúde está confiante de que o novo Conselho de Administração reforçará a capacidade de gestão desta importante unidade do SNS, aproximando-a das necessidades dos utentes e das aspirações dos profissionais. Ana Paula Martins tem uma vasta carreira profissional na Universidade e na indústria farmacêutica e um percurso cívico reconhecido. O profundo conhecimento que tem do setor da farmácia, do medicamento e da indústria que o disponibiliza constituirá um contributo adicional para que se possam tomar medidas no caminho da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no Centro Hospitalar em que a despesa em medicamentos ultrapassou, no ano de 2022, os 191 milhões de euros.
Por proposta do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, o novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos.
O Ministério da Saúde reconhece e agradece o trabalho da equipa que agora cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do SNS ao longo de 2023 e o caminho de defesa de um serviço público de saúde mais justo e inclusivo, que responda cada vez melhor às necessidades da população.
NOTAS CURRICULARES
Ana Paula Mecheiro de Almeida Martins Silvestre Correia é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, mestre em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Farmácia Clínica pela Faculdade de Farmácia de Lisboa. Foi Professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, até agosto de 2022, e professora convidada em diversos cursos na Nova Medical School, Escola Nacional de Saúde Pública, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto. Foi Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, entre 2016 e 2022. Foi Subdiretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, entre 2020-2021. Foi Presidente do Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) entre 2019 e 2021 e Membro da Task-Force para a Avaliação de Tecnologias da Saúde, entre 2008 e 2014, em representação da APIFARMA. Adjunta do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em 1992 e 1993, e Adjunta do Ministro da Educação, em 1993 e 1994. Foi Diretora da Associação Nacional das Farmácias, entre 1994 e 2006, Membro do Board da MSD, entre 2006 e 2014. Foi Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, em 2021, em representação da Ordem dos Farmacêuticos. Trabalhava agora na indústria farmacêutica, como Membro do Board e Diretora de Governmental Affairs da multinacional Gilead Sciences. Recebeu a medalha de honra do Ministério da Saúde em 2019.
Rui António Rocha Tato Marinho é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Nova de Lisboa. Doutorado em Medicina. Gastrenterologista, com subespecialidade em Hepatologia e competência em Adictologia Clínica, pela Ordem dos Médicos, trabalha em regime de dedicação exclusiva no Serviço Nacional de Saúde desde 1991. Dirigia, desde 2018, o Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do CHULN. Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), onde é docente desde 1987. Regente das Cadeiras de Hepatologia, Profissionalismo e Introdução à Clínica da FMUL. É Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde desde 2021. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (2019/2021), da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (2007/2009), da Comissão Jurídica da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (2019/2021) e do Colégio de Hepatologia da Ordem dos Médicos (2003/2005). Entre 2014 e 2015, coordenou no Infarmed, o Grupo de Aconselhamento para a Terapêutica da Hepatite C.
José Alexandre dos Santos Abrantes é enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação, com Bacharelato pela Escola de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa e Licenciatura pela Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende. Possui as competências avançada em gestão e diferenciada em emergência extra-hospitalar, atribuídas pela Ordem dos Enfermeiros. Experiência profissional em anestesia, equipas de reanimação, cirurgia cardiotorácica, urgência polivalente, ortopedia, bloco operatório, cuidados intensivos polivalentes e extra-hospitalar. Enfermeiro Gestor do Serviço de Medicina Intensiva no CHULN, com responsabilidades de coordenação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, da equipa ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorporal. Diretor do Heliporto do Hospital de Santa Maria. Exerce funções como enfermeiro chefe/ gestor há 21 anos tendo gerido diversas áreas no Serviço de Ortopedia. Foi elemento da Task-Force para ampliação dos cuidados intensivos no CHULN no âmbito da pandemia COVID-19. Fez parte de várias organizações científicas como a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI), tendo colaborado em vários eventos científicos. Membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, Secção Regional do Sul.
André Filipe de Sousa da Trindade Ferreira é licenciado em Economia (2004) e mestre em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (2006) pelo ISEG Lisbon School of Economics & Management. Possui uma pós-graduação em Banca, Regulação Financeira e Supervisão, no contexto do International Masters in Finance Program, na Nova School of Business and Economics (2017). Foi, de abril de 2022 até agora, Economista na Câmara Municipal de Lisboa. Entre 2021 e 2022 foi técnico especialista no Gabinete da Secretária de Estado da Justiça do XXII Governo Constitucional. Foi, de 2015 a 2021, Economista na Direção de Estratégia e Desenvolvimento Organizacional de assessoria direta ao Conselho de Administração do Banco de Portugal. Adjunto no Gabinete do Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional, de 2011 a 2015. Entre 2009 e 2011 foi Economista no Departamento de Estatística do Banco de Portugal.
Catarina Duarte Galhardo Baptista é doutorada em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com diploma do XLII Curso de Especialização em Administração Hospitalar. Possui uma pós-graduação em Digital Health – Executive Course, com a especialização em Strategic Leadership on Innovation da NOVA IMS e da Escola Nacional de Saúde Pública, e em Monitorização de Ensaios Clínicos pela Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde. Foi até agora Diretora de Produção do Hospital da Cruz Vermelha, onde anteriormente exerceu funções como Vogal do Conselho de Administração e Diretora de Operações. Foi assessora do Presidente do Conselho de Administração e Vogal da Unidade de Gestão Integrada dos serviços de Anestesiologia, Medicina Intensiva, Urgência e Emergência Médica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia e Espinho EPE. Com uma carreira de mais de 15 anos em investigação fundamental e biomédica, desempenhou funções em centros de investigação nacionais e internacionais e é autora de artigos em revistas científicas indexadas. Tem desenvolvido atividade docente em várias instituições de ensino superior, incluindo a orientação de alunos de mestrado, projetos de investigação e arguição de teses. Trabalhou como consultora para projetos de gestão do desperdício e melhoria contínua de serviços de saúde em hospitais..
31 de janeiro de 2023