sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde visita várias unidades e projetos em curso no distrito de Castelo Branco, no âmbito de iniciativa do Governo.

O distrito de Castelo Branco foi o primeiro destino da iniciativa Governo Mais Próximo, com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a deslocar-se a esta região para várias reuniões de trabalho, visitas a unidades de saúde e projetos e obras em curso que vão permitir reforçar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

O dia começou com uma reunião na sede da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, com o propósito de se partilharem bons exemplos, mas também preocupações sentidas nos diferentes concelhos. Seguiu-se uma reunião na Câmara Municipal de Castelo Branco, para conhecer melhor as iniciativas e necessidades neste Município.

O Ministro da Saúde esteve, depois, no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, para inaugurar a remodelação e ampliação do edifício de ambulatório e visitar as obras em curso na nova ala pediátrica, bem como no Serviço de Psiquiatria, altura em que salientou que estes investimentos são sinal da aposta do Governo em reforçar a capacidade de resposta da Unidade Local de Saúde.

O dia continuou no Fundão, onde foi inaugurada a Unidade de Saúde Familiar Cereja e assinado o auto de transferência de competências com a Câmara Municipal do Fundão. Sobre esta nova unidade, o governante elogiou a “jovem equipa de profissionais muito qualificados” que vão continuar a continuar a história da “bandeira do SNS”.

“O SNS representa uma ambição que podia ser utópica, mas que se for utopia é uma utopia que milhares de pessoas transformaram em realidade”, disse. Manuel Pizarro notou que “o SNS mudou a vida das populações. Os resultados em saúde dos portugueses mudaram e não há mais ninguém sem ser o SNS capaz de fazer este serviço que está em todo o lado”. Para continuar este percurso de sucesso, o Ministro desafiou as unidades a formarem mais jovens especialistas, para garantir a renovação de gerações.

No final do dia, foi também assinado o auto de descentralização com a Câmara Municipal da Covilhã e organizada uma reunião de trabalho com os coordenadores das unidades funcionais dos cuidados de saúde de todo o distrito de Castelo Branco. No encontro, foi possível fazer um ponto de situação sobre a resposta dos cuidados de saúde primários na região e articular estratégias para melhorar o funcionamento em rede nos vários concelhos, promovendo a partilha de boas práticas e a conciliação de soluções.

A propósito da descentralização de competências, a que já aderiram 61 municípios, o Ministro da Saúde defendeu que as respostas em proximidade, dadas pelas câmaras, permitem resolver de forma mais ágil os problemas das pessoas, insistindo que “precisamos mesmo de intensificar a cooperação entre as autarquias locais e o Serviço Nacional de Saúde”. “Quem está próximo trata melhor”, afirmou, destacando que “temos de fazer muito mais no domínio da descentralização. Vamos continuar com muita intensidade. Temos de reconhecer ao poder local aquilo que as populações já reconhecem”.

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023