
A equipa do Ministério da Saúde, liderada pelo ministro Manuel Pizarro, no dia 23 de janeiro, percorreu todos os concelhos do Algarve, no âmbito da iniciativa “Saúde Aberta” que visa conhecer os projetos em curso e identificar necessidades nas unidades do SNS.
A visita do ministro da Saúde, da secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, aos 16 concelhos algarvios foi a primeira edição desta iniciativa que terá “um caráter periódico e visitará todos os distritos do país”.
Neste dia, os governantes foram conhecer as unidades e investimentos em curso nesta região e dialogar com a população, profissionais de saúde, órgãos dirigentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e autarcas.
A iniciativa do Ministério da Saúde arrancou às 09H00 com uma visita do ministro da Saúde à Câmara Municipal de Monchique, seguindo-se uma visita ao centro de saúde deste concelho algarvio.

À mesma hora, Margarida Tavares visitou a Câmara Municipal de Albufeira, à qual se seguiu uma deslocação ao centro de saúde deste município, e Ricardo Mestre foi recebido por autarcas na Câmara de Alcoutim, visitando de seguida o centro de saúde do concelho.
Ao final da manhã, a equipa do Ministério da Saúde deslocou-se para Vila do Bispo, tendo sido recebida na autarquia, à qual se seguiu uma visita às unidades de cuidados de saúde primários.
A visita seguiu para Portimão, onde os governantes foram recebidos pelos autarcas na Câmara de Portimão, deslocando-se depois à Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, ao centro de saúde e ao Espaço da Equipa de Saúde Mental Comunitária para Adultos.
Lagos foi o destino seguinte, ao qual se seguiu Faro, com visitas dos governantes às unidades de saúde destes concelhos.
O dia terminou com uma reunião com a Associação de Municípios do Algarve, onde decorreu a assinatura dos “autos de descentralização” de competências.