
Ministério da Saúde apoia iniciativa da Ordem dos Médicos
O Ministro da Saúde manifestou esta terça-feira, 10 de janeiro, a total disponibilidade do Ministério da Saúde para colaborar com o Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos na missão que visa levar uma equipa de formadores em Medicina de Catástrofe à Ucrânia já no mês de fevereiro.
O compromisso foi deixado aos responsáveis da Ordem dos Médicos após uma formação em transporte de doente crítico ministrada no Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, onde a equipa de médicos portugueses e luso-ucranianos e elementos militares concluiu a sua preparação para a colocação na Ucrânia, uma iniciativa que contou com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e da Sociedade Europeia de Simulação.
O Ministro da Saúde assistiu à ação de formação que simulou o transporte de doentes críticos num contexto de incidente catastrófico num bloco hospitalar e assinou, junto com o bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, duas bandeiras ucranianas que serão levadas pela equipa.
“O que se passa no leste da Europa pode estar fisicamente distante de nós mas não pode ser diminuído, nem por haver uma certa fadiga das notícias. O que se passa no leste da Europa é que há um povo, o povo da Ucrânia, que está a lutar pela liberdade e pelos nossos valores comuns, pelo que nos diz respeito a todos”, vincou o Ministro da Saúde, enaltecendo a solidariedade demonstrada pelos portugueses desde o início da invasão da Ucrânia e, de um modo especial, as várias iniciativas do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos.
“Em nome do Ministério da Saúde e do Governo português, manifesto a completa disponibilidade para fazermos o que for necessário para que o projeto continue e nomeadamente para que seja levada até Ucrânia a formação nesta área da medicina de catástrofe, bem como noutras em que o nosso contributo possa ser útil. Nenhum escolho burocrático poderá suplantar a nossa vontade de sermos solidários com o povo ucraniano”, concluiu Manuel Pizarro.