sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde assegurou financiamento para a construção do edifício.

O novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira vai avançar já em 2023. A garantia foi dada pelo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na sequência de uma reunião com a Câmara Municipal da Moita e visita ao local, que decorreu esta quarta-feira, dia 21 de dezembro.

“Esta é uma obra muito necessária que poderá servir até 30 mil pessoas. Além disso, para atrair os profissionais precisamos de melhores condições”, explicou o Ministro da Saúde, asseverando que as verbas necessárias para que a obra seja retomada em breve estão garantidas pelo Executivo.

“Este é um momento importante porque assinala a resolução de um problema. Todos os que estão envolvidos nas coisas públicas sabem que não há coisa pior do que uma obra pública interrompida a meio. Neste caso por falência do empreiteiro. Quando uma obra pública se interrompe a meio triplicam-se os problemas burocráticos para resolver o assunto”, explicou Manuel Pizarro, reforçando que há agora condições para avançar rapidamente com a empreitada.

Para o governante, estas novas estruturas são “muito necessárias”, tanto para prestar serviços de qualidade e em proximidade à população, como para atrair os novos profissionais. “É mais fácil atrair jovens especialistas de medicina geral familiar e outros profissionais para um edifício com melhores condições, substituindo o antigo, que é inadequado”, explicou.

O atual centro de saúde da Baixa da Banheira funciona há anos num edifício de habitação com vários andares. A ideia, avançou o Ministro, será que o edifício volte a funcionar como prédio de habitação, para ajudar a fixar médicos no concelho da Moita. O governante elogiou, depois, o “Estado de espírito de colaboração entre as autarquias e o Governo”, reforçando que “estamos a servir as mesmas pessoas” e lembrando que o Orçamento do Estado para 2023 é o maior de sempre do SNS, permitindo continuar este caminho de investimento.

Voltar

Últimas Notícias

Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023
O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023