
Secretários de Estado visitam SNS 24 e apelam a que serviço seja sempre usado antes da ida a uma unidade de saúde
A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram esta sexta-feira, 16 de dezembro, as instalações do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), em Lisboa. O serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento do Serviço Nacional de Saúde funciona 24 horas por dia e já respondeu a cerca de nove milhões de chamadas só este ano.
Na visita, os governantes apelaram a que todos os cidadãos contactem sempre o 808 24 24 24 antes de se dirigirem a uma unidade de saúde. Esta visita teve como finalidade observar a operação e funcionamento da Linha SNS 24, desde o atendimento geral aos diferentes serviços que integra e presta à população, designadamente a Linha de Aconselhamento Psicológico e a plataforma de atendimento por videochamada para os cidadãos surdos.
“Estes profissionais estão disponíveis e capazes para nos orientarem o melhor possível quando tivermos um problema de saúde. Apelamos, por isso, a que liguem para o SNS 24 antes de recorrerem a algum serviço de saúde e serão encaminhados para o sítio mais adequado se existir essa necessidade”, frisou a Secretária de Estado da Promoção da Saúde. “Ainda há um grande número de pessoas que acorre aos serviços de urgência hospitalares sem ter feito um contacto prévio com o SNS 24 e é isso que pretendemos evitar”, reforça Margarida Tavares.
“No contacto com a linha, vão ser direcionados com os meios e para o local mais adequado”, garantiu a governante, lembrando a vantagem de chegar a uma unidade de saúde já com a “pré-triagem que vai permitir que dentro do serviço de saúde seja mais fácil ser recebido e direcionado de acordo com a prioridade”.
Por seu lado, o Secretário de Estado da Saúde asseverou que a linha telefónica tem capacidade de se expandir e ajustar a mais procura, insistindo na importância deste contacto prévio. “A linha representa uma resposta muito ágil e útil, que é importante para o funcionamento de todo o sistema de saúde”, afirmou Ricardo Mestre, elogiando o tempo médio de resposta de atendimento das chamadas, que se tem situado nos 15 segundos.
Aproveitando o contexto da visita, o governante adiantou que a ideia é que o SNS 24 possa evoluir e incorporar mais respostas que permitam densificar e agilizar a capacidade do SNS de ir ao encontro das necessidades das pessoas. “Durante o mês de janeiro a linha passará a ter alguns serviços médicos para as populações mais vulneráveis, e pretendemos começar pelas pessoas que estão nas residências para idosos”, concretizou, explicando que a ideia é colocar as ferramentas de telessaúde ao serviço dos idosos, reduzido as deslocações desnecessárias.
As chamadas da Linha SNS 24 são atendidas por enfermeiros, estudantes de Medicina e Enfermagem, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, administrativos e intérpretes de LGP, distribuídos pelos postos de atendimento em Lisboa, Porto, Braga, Covilhã, Algarve e Coimbra, e a trabalhar remotamente. Só em dezembro já foram atendidas perto de 95 mil chamadas, sendo 2022 o ano com o maior número de chamadas atendidas de sempre. Em 2021 tinham sido atendidas mais de seis milhões de chamadas e em 2020 mais de 4 milhões. Antes da pandemia, em 2019, foram atendidas 1,5 milhões de chamadas.