sns-container
SNS-Print
Ministro da Saúde participou na apresentação do Plano de Saúde Local do ACES Maia/Valongo

Ministro da Saúde participou na apresentação do Plano de Saúde Local do ACES Maia/Valongo.

Implementar projetos de promoção da saúde e investir em investigação e conhecimento, para que melhor informação possa levar a uma resposta mais eficaz às necessidades de saúde da população. Foram dois reptos deixados pelo Ministro da Saúde esta sexta-feira, 16 de dezembro, na apresentação do Plano Local de Saúde do ACES Maia/Valongo, numa sessão que teve lugar na Câmara Municipal da Maia.

Manuel Pizarro destacou a “profundidade” do trabalho de diagnóstico da situação de saúde da população abrangida por este Agrupamento de Centros de Saúde, salientando que documentos com o agora apresentado, e que será base de trabalho a nível local entre 2023-2025, devem ser conhecidos e replicados em mais zonas do país.

Destacando conclusões como 40% dos utentes seguidos neste ACES terem excesso de peso ou obesidade e um em cada quatro ou cinco adultos fumarem, o Ministro da Saúde defendeu que a resposta em Saúde na terceira década do século XXI não pode continuar a focar-se apenas no tratamento da doença e deixar para segundo plano a promoção da saúde e prevenção da doença, reiterando o compromisso do Governo nesse esforço, patente na criação da primeira Secretaria de Estado da Promoção da Saúde.

“Este é um trabalho que só pode ser feito com um grande envolvimento da comunidade, em cada casa e em cada família”, afirmou, frisando que o processo de descentralização de competências para as autarquias é uma oportunidade nesta área.

Na sessão, o Ministro da Saúde salientou que os desafios da saúde são hoje mais complexos perante as alterações demográficas, enaltecendo o papel no SNS na melhoria da qualidade e esperança de vida dos portugueses. “Aumentámos em 10 anos a esperança de vida no espaço de 30 anos, das melhorias no menor espaço de tempo a nível europeu”, disse.

Notando que os resultados em saúde resultam sempre da articulação de várias medidas, Manuel Pizarro destacou que no presente outono-inverno, e além de todas as medidas que estão a ser implementadas no âmbito do Plano Estratégico do Ministério da Saúde (MS) para a Resposta Sazonal em Saúde, é decisiva a adesão dos portugueses elegíveis à dose de reforço da vacina da covid-19 e vacina da gripe. “Nos próximos dias, entre o fim de semana e início da próxima semana, temos a expectativa de chegar aos 3 milhões de portugueses com a dose de reforço da covid-19, a meta que estava estabelecida”, afirmou, agradecendo a adesão dos portugueses e o trabalho dos profissionais e destacando Portugal como “o melhor país” da União Europeia na adesão à campanha de vacinação do outono de 2022.

Voltar

Últimas Notícias

Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023
O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023