sns-container
SNS-Print
pessoas na rua saude

Encontro decorre nos dias 13 e 14 de dezembro, em Lisboa

A 18.ª Conferência Ministerial do Grupo Pompidou, Grupo de Cooperação do Conselho de Europa sobre Drogas e Dependências, a decorrer em Lisboa, nos dias 13 e 14 de dezembro, tem nesta edição como foco a promoção de políticas sustentáveis relativas às drogas e dependências, em conformidade com os Direitos Humanos.

Esta conferência marca o final da presidência do grupo exercida por Portugal desde 2019 e a assunção da presidência por Itália, para os próximos três anos.

O encontro reunirá ministros, representantes governamentais, especialistas em políticas de drogas, autoridades policiais, autoridades de saúde e de justiça e representantes da sociedade civil, que avaliarão o impacto das tendências atuais no consumo de drogas e outros comportamentos aditivos, incluindo o online, como as apostas e o gambling.

No dia de abertura, a conferência conta com sessões de balanço da atividade do Grupo Pompidou desde 2019 e do seu impacto nos 41 Estados-Membros, que incluem três países não europeus: Israel, México e Marrocos.
Será publicada uma declaração final a ser adotada pelos Ministros presentes, com base nos resultados e conclusões dos trabalhos do Grupo, sendo definida a orientação política a seguir nos próximos anos.

O Grupo Pompidou está integrado na única organização intergovernamental da Europa dedicada à promoção dos direitos humanos. Os vários especialistas em políticas de drogas e outros comportamentos aditivos fornecem instrumentos práticos que apoiam os decisores políticos a adotar medidas para reduzir o tráfico e o consumo de drogas, a tratar melhor os distúrbios relacionados com o uso de substâncias e a mitigar os impactos negativos dos comportamentos aditivos e dependências na sociedade.

Para saber mais, consulte:

Conselho da Europa > Grupo Pompidou

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023