
«Construir o mundo que queremos» é o tema do dia internacional, que se comemora em 12 de dezembro
Assinala-se esta segunda-feira, 12 de dezembro, o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, uma data implementada em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 72/138.
A campanha deste ano, que tem como tema «Construir o mundo que queremos: um futuro saudável para todos» (Build the world we want: A healthy future for all) decorre num contexto particularmente crítico, quando países de todo o mundo estão a recuperar dos impactos da pandemia da Covid-19, bem como de outras «crises», nomeadamente desastres naturais e conflitos.
A cobertura universal de saúde significa que todas as pessoas têm acesso aos serviços de saúde de que precisam, quando e onde precisam, sem dificuldades financeiras. Inclui toda a gama de serviços essenciais de saúde, da promoção da saúde à prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.
A cobertura universal de saúde, que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser conseguidos até 2030, deve basear-se em cuidados de saúde primários fortes e centrados nas pessoas, não se focando apenas na prevenção e tratamento de doenças, mas visando também melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.
Para saber mais, consulte:
Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde – https://universalhealthcoverageday.org/