sns-container
SNS-Print

Hospital dos Capuchos com o primeiro centro integrado do país

Entrou em funcionamento no dia 4 de dezembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Esclerose Múltipla, o Centro de Responsabilidade Integrado de Esclerose Múltipla (CRIEM) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), o primeiro do país dedicado a esta patologia.

Em comunicado, o CHULC explica que esta estrutura, que vai funcionar no polo de Santo António dos Capuchos, resulta de uma evolução do Centro de Tratamento de Esclerose Múltipla, cujo conhecimento e diferenciação técnica conquistou um posicionamento central no atual contexto português.

O CRIEM funciona em espaço próprio, configurado para garantir uma resposta assistencial em regime de ambulatório ao longo das diversas fases de evolução da doença, integrando num mesmo local as diversas áreas de prestação de cuidados, como a consulta médica de diagnóstico, consulta de enfermagem, consulta farmacêutica, reabilitação neuropsicológica, apoio em psicologia e serviço social.

Esta nova unidade, que constitui o oitavo centro de responsabilidade integrado do CHULC, disponibiliza ainda medicação em hospital de dia, fisioterapia, psicologia de grupo e tratamento pelas especialidades médicas intervenientes.

O CHULC, através de equipa nuclear de neurologistas e enfermeiros dedicados ao tratamento da Esclerose Múltipla, dá resposta atualmente a uma população de 1300 doentes (o maior número no Serviço Nacional de Saúde) desde a fase de diagnóstico às diversas etapas de evolução da doença.

Para saber mais, consulte:

CHULC – https://www.chlc.min-saude.pt/

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023