
Ministro da Saúde recebeu estudo sobre futura unidade
O Ministro da Saúde deslocou-se esta segunda-feira, 21 de novembro, ao município de Torres Vedras, onde participou numa apresentação aos autarcas do estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) sobre a localização do futuro hospital da região, no âmbito de um protocolo estabelecido com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Centro Hospitalar do Oeste.
Na sessão que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho, e que formalizou a entrega do estudo à tutela, Manuel Pizarro recebeu a análise dos investigadores da Nova IMS, que ao longo dos últimos meses se debruçaram sobre hipóteses de localização, sobre o perfil funcional da nova unidade, que deverá substituir os atuais polos do Centro Hospitalar do Oeste, e também sobre futuras utilizações para os edifícios que deixarão de ter atividade hospitalar.
O Ministro da Saúde sublinhou que a construção de um novo hospital no Oeste é uma oportunidade para melhorar os serviços à população e oferecer uma resposta mais coordenada na região. “Precisamos de um pensamento conjunto para aproveitar da melhor forma o hospital e as estruturas existentes”, sublinhou o governante, saudando a Comunidade Intermunicipal do Oeste pelo envolvimento neste processo e pela iniciativa de contribuir para a fundamentação técnica do futuro hospital.
“O compromisso que assumi é que o Ministério da Saúde vai analisar exaustivamente este estudo, avaliar elementos complementares que venham a revelar-se úteis e tomar uma decisão sobre a localização da construção do futuro hospital do Oeste e o seu perfil funcional, tendo como limite o final do primeiro trimestre de 2023”, afirmou Manuel Pizarro após a reunião, traçando como objetivos seguintes, ainda no próximo ano, o desenvolvimento do programa funcional e o lançamento do concurso público para a elaboração do projeto da futura unidade hospitalar. O Ministro da Saúde salientou que os passos seguintes dependerão da dimensão do projeto, reforçando que o modelo de financiamento da nova unidade será também estudado, nomeadamente a hipótese de uma parceria público-privada de construção e manutenção.
O estudo da NOVA IMS – Associação para o Desenvolvimento da Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, será agora analisado pelo Ministério da Saúde.
Após a sessão, o Ministro da Saúde visitou o Hospital de Torres Vedras, onde contactou com utentes e profissionais de serviço na urgência e enfermarias.