sns-container
SNS-Print
amamentacao_650

Entidades do SNS assinalam data, que se comemora de 3 a 9 de outubro.

A Semana do Aleitamento Materno, que decorre entre 3 e 9 de outubro, tem como objetivo sensibilizar governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades, informando, capacitando e fortalecendo a criação e sustentação de ambientes favoráveis à amamentação para diferentes níveis da sociedade em todo o mundo.

O aleitamento materno é fundamental para a implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente num mundo pós-pandemia, para melhorar a nutrição, garantir a segurança alimentar e reduzir as desigualdades entre e dentro dos países.

Hospital de Guimarães assinala data com diversas iniciativas.

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, organiza diversas iniciativas para assinalar a importância do aleitamento materno.

Assim, e durante toda a semana, no átrio do Hospital de Guimarães, estará patente a exposição «Laço Dourado». Na manhã do dia 3 de outubro será apresentado o «Cantinho de Aleitamento Materno» no Serviço de Neonatologia e, da parte da tarde, decorre o workshop «Amamentação – Que desafios?». No dia 4 tem lugar a uma ação de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e, no dia 5, um webinar sobre os desafios da amamentação. No dia 8 de outubro, a manhã começa com o Simpósio de Aleitamento Materno, seguindo-se a caminhada «Laço Dourado», com início no Largo do Toural, em Guimarães.

CHL promove formação, concurso de fotografia e workshop

Para assinalar a efeméride, a equipa de enfermeiras especialistas do Bloco de Partos e da Urgência Obstétrica/Ginecológica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vão dinamizar diversas atividades alusivas ao tema.

Durante a semana vai decorrer um concurso de fotografia alusivas à amamentação na primeira hora de vida, de partos realizados no CHL. As mães interessadas em participar devem enviar as suas fotografias para o e-mail: mama.ajuda@chleiria.min-saude.pt. Internamente, estão previstas duas sessões de formação no serviço sobre aleitamento materno.

No dia 7 de outubro decorre, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, um workshop denominado «Facilitar a amamentação», destinado a grávidas a partir das 22 semanas de gestação cujo parto se espere que concretize no CHL, e recém-mamãs, com bebés até aos dois meses, cujos partos se realizaram no CHL. As interessadas podem inscrever-se aqui: https://forms.gle/2tFu9nzzGtnpgnYN9

Nas salas de espera da Urgência Obstétrica/Ginecológica e da Consulta Externa de Obstetrícia estarão também expostos vários materiais educativos para promover a literacia dos utentes sobre o tema.

ULSM promove campanha de sensibilização em Matosinhos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) está a dinamizar uma campanha de sensibilização de âmbito concelhio, sob o lema «Defende a Amamentação: educa e apoia», com o objetivo de envolver a comunidade neste objetivo comum de incentivo e apoio ao Aleitamento Materno.

Assim, nos próximos dias, vários mupis espalhados pelo concelho vão chamar atenção para a importância de promover e defender a amamentação, através de uma campanha que contou com a participação de recém-mamãs que se disponibilizaram a partilhar imagens de momentos felizes a amamentar os seus bebés.

Decorrem também, no dia 3 de outubro, no Auditório do Hospital Pedro Hispano, as jornadas «Defende a Amamentação: Educa e Apoia» onde é destacado o papel da comunidade na defesa de condições favoráveis à implementação da amamentação, incluindo a experiência e o exemplo de «empresas amigas da amamentação» e passando, também, pela temática da sustentabilidade.

Serviço de Neonatologia do CHUC associa-se às comemorações

O serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra associa-se a estas comemorações, unindo esforços para aumentar a consciencialização sobre a importância do aleitamento materno, através da entrega aos pais de um marcador de livro com a explicação do significado do Laço Dourado – Símbolo da Amamentação.

Com este tipo de iniciativas assegura-se que mães e suas famílias sejam incentivadas, envolvidas e apoiadas de uma forma mais próxima, adequada e eficaz para favorecer o estabelecimento bem-sucedido da amamentação e obter ganhos em saúde na vida das crianças, das mães, das famílias e da sociedade como um todo.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024
ULS do Nordeste assegura a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança.
22/02/2024
Secretária de Estado e Ministro da Saúde participaram no evento da DGS.
22/02/2024