sns-container
SNS-Print

Unidade do CHL tem contribuído para a prevenção de novos enfartes.

A Unidade de Reabilitação Cardíaca do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem contribuído para a prevenção de novos enfartes durante os cinco anos de funcionamento, período em que foram acompanhados cerca de 150 doentes.

Alexandre Antunes, coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca, explica que as doenças cardíacas são uma das principais causas de mortalidade em Portugal e, depois de um primeiro episódio de enfarte, a repetição de um novo evento é comum.

Esta unidade, acreditada recentemente pela Sociedade Europeia de Cardiologia, tem melhorado a qualidade de vida dos utentes. Criada há cinco anos no Hospital de Santo André, os resultados têm sido satisfatórios, ao contribuir para a redução da mortalidade cardiovascular e de readmissões hospitalares.

«Está provado que a reabilitação cardíaca bem feita consegue ter um impacto na redução da mortalidade e de novos enfartes igual ou superior a qualquer medicamento de ponta ou até tratamentos mais agudos, como as angioplastias», explicou o médico cardiologista.

A unidade tem ao seu dispor a aplicação móvel «Movida Eros», concebida em parceria com o Politécnico de Leiria, que monitoriza o exercício físico do utente, permitindo prescrever e acompanhar o doente sempre que este realiza o exercício, registando os sintomas.

Nas sessões presenciais de exercício, o médico segue os valores dos batimentos cardíacos e pulsação. «À medida que a pessoa adquire o hábito de se exercitar, vai ficar mais autónomo, com mais capacidades, mais confiante e com menos probabilidades de voltar a ter um enfarte», garantiu Alexandre Antunes.

«No fim deste programa pretendemos ter um doente mais informado, mais exercitado, mais relaxado e a lidar melhor com o stress», afirmou o cardiologista.

Para saber mais, consulte:

CHL – https://www.chleiria.pt/

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023