
Mensagem de Condolências do Ministro da Saúde.
Foi com profunda consternação que recebemos a notícia do falecimento de Carla Nunes, Professora Catedrática da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA).
O Ministério da Saúde endereça as mais sentidas condolências à família, à comunidade da ENSP-NOVA, aos amigos e a todos os que se cruzaram com Carla Nunes.
Carla Nunes possui um percurso de vida ímpar. Para além das suas qualidades humanas, sempre generosa e disponível, foi uma profissional de excelência, com uma capacidade de trabalho e dedicação à Academia sem igual, nomeadamente entre 2019 e 2021 quando assumiu a direção da ENSP-NOVA.
Profunda conhecedora das áreas da estatística e epidemiologia aplicada à Saúde Pública, não hesitou em partilhar o seu conhecimento com a sociedade portuguesa, ao integrar o grupo de especialistas que aconselhou o Governo durante os primeiros anos da pandemia e ao fazer parte do painel de peritos em inúmeras reuniões dedicadas ao acompanhamento da evolução da Covid-19.
Por tão nobre missão, que exerceu de forma abnegada, recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, grau “ouro”, em reconhecimento do aconselhamento prestado ao Ministério da Saúde no contexto da resposta à pandemia.
Neste doloroso momento, perdura a certeza que o legado de Carla Nunes se perpetuará fruto da sua dedicação e entrega à causa pública.
O Ministério da Saúde presta a mais sentida homenagem a Carla Nunes pela sua dimensão humana e curva-se perante a integridade com que pautou a sua vida, princípios que nunca abandonou ao longo do seu percurso profissional e pessoal.
Manuel Pizarro
Ministro da Saúde