
Entidades do SNS assinalam data, que se comemora a 15 de setembro.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) comemora esta quinta-feira, dia 15 de setembro, o seu 43.º aniversário.
Considerado uma das maiores conquistas da democracia portuguesa, o SNS foi criado pela Lei n.º 56/79 que concretizou o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social.
Para assinalar esta data, várias entidades do SNS realizam iniciativas que visam comemorar este importante marco.
CHL planta «Oliveira SNS» em Leiria
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinala o aniversário do SNS com a plantação e rega simbólica da «Oliveira SNS» na rotunda na Avenida da Comunidade Europeia, em Leiria.
Esta iniciativa decorre na manhã do dia 15 de setembro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC).
A plantação da «Oliveira SNS» teve início em 15 de setembro de 2009, dinamizada pela LAHUC, com a plantação de uma oliveira em Coimbra, como forma de homenagear o fundador do SNS, António Arnaut. A oliveira foi a árvore escolhida por ser um símbolo de resiliência. Leiria junta-se agora a mais de 15 localidades com esta «Oliveira SNS» e o objetivo da LAHUC é chegar a todos os municípios.
Todos os anos, no dia 15 de setembro, as «Oliveiras SNS» são regadas pelos responsáveis de cada localidade, num ato simbólico de crescimento e cuidado destas árvores, que representam a resiliência do SNS e dos seus profissionais.
Exposição de fotografia da ARS Algarve assinala efeméride
A exposição de fotografia «A Pandemia pelo Olhar dos Cuidados de Saúde», organizada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, integra as comemorações do aniversário do SNS e procura retratar os momentos vividos nas unidades da região, ao longo da pandemia de Covid-19.
A inauguração será no dia 16 de setembro, pelas 17 horas, no Mar Shopping Algarve, em Loulé, e ficará patente até dia 29 de setembro.
Os trabalhos em exposição têm a particularidade de nascer pela lente de dois profissionais de saúde – Miguel Gonçalves, fotógrafo e enfermeiro no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, e Lília Nunes dos Reis, fotógrafa e enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde Algarve I – Central.
IPO Lisboa celebra dia do SNS com arte
No dia em que o SNS celebrou o 43.º aniversário, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) convidou doentes, acompanhantes e profissionais a registarem a sua marca numa tela de grandes dimensões.
A atividade performativa, orientada pelas artistas plásticas Anabela Mota e Leah Saraiva, contou com a adesão de dezenas de participantes, cujos contornos coloridos dos seus corpos ficaram desenhados na obra que irá agora ser exposta no Instituto.
Intitulada «O chão que pisamos», a atividade pretendeu levar as pessoas a refletir sobre a importância do «estar aqui» – no IPO Lisboa – e do «passar por aqui» – pelo SNS.
Para saber mais, consulte:
- CHL – https://www.chleiria.pt/
- ARS Algarve > Notícias
- IPO Lisboa > Notícias