
Governo reafirma carácter universal do Serviço Nacional de Saúde.
António Lacerda Sales participou na Reunião Informal de Ministros da Saúde da União Europeia (EU) que decorreu nos dias 6 e 7 de setembro em Praga, no âmbito da Presidência Checa do Conselho da UE.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em representação da Ministra da Saúde, reafirmou o carácter universal do Serviço Nacional de Saúde, salientado o apoio que tem sido dado aos cidadãos deslocados da Ucrânia.
“Existe uma relação irrefutável entre a saúde e a paz”, destacou Lacerda Sales, alertando que os conflitos, para além do rasto de morte e destruição, perturbam os equilíbrios sociais e económicos. Por isso, o Secretário de Estado garantiu que o Governo português continuará a cooperar com a Ucrânia e a prestar assistência e apoio ao povo ucraniano, nomeadamente através do donativo de medicamentos e produtos médicos, e acolhimento de doentes e refugiados.
Na sua intervenção, o governante defendeu também o papel “determinante” da vacinação na promoção da saúde pública e na prevenção da doença na Europa, considerando essencial avançar “rapidamente” com um cartão de vacinação europeu e prosseguir com as ações conjuntas de aquisição de vacinas. “Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir uma elevada cobertura de vacinação na UE”, defendeu.

A Reunião de Ministros da Saúde abordou ainda o Plano Europeu Contra o Cancro, tendo António Lacerda Sales defendido, a par da implementação das estratégias nacionais contra o cancro atualmente em curso, a necessidade de definir conceitos e requisitos a nível europeu, “fundamentais para garantir a uniformização e coesão da prestação de cuidados oncológicos aos cidadãos europeus”.