
Centro de medicina de reabilitação da Tocha constrói “casa inteligente”
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), na Tocha, no concelho de Cantanhede (distrito de Coimbra), vai construir uma casa, dotada de tecnologia, adaptada para doentes com incapacidade.
O projeto será apresentado esta quarta-feira, dia 7 de setembro, dia em que se celebram os 75 anos da inauguração do Hospital Colónia Rovisco Pais (extinta Leprosaria Nacional, em cuja herdade está instalado, desde a sua criação, em 1996, o CMRRC-RP).
De acordo com a Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Medicina de Reabilitação, Isabel Bento, será uma casa inteligente adaptada para ser habitada por alguém que necessite de suporte especial para a sua condição de locomoção ou outra qualquer incapacidade.
A construção da casa foi iniciada em agosto, no CMRRC-RP, e estará ligada à tecnologia e à robótica, com comandos automáticos, e poderá “funcionar com voz ou com outro tipo de sinais”, exemplificou.
O projeto decorre de um protocolo de colaboração, assinado em 2020, entre o centro de reabilitação da Tocha, a Universidade de Aveiro, a Associação Desenvolvimento da Casa do Futuro (Inova Domus) e a empresa Oli.
Para saber mais, consulte:
CMRRC-RP – https://www.roviscopais.pt/