
90% dos utentes dão Muito Bom e Bom à qualidade dos serviços.
O Relatório de Avaliação da Satisfação do Doente Internado relativo a 2021 do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) revela que 90% dos utentes que participaram no estudo atribuíram a classificação de “Muito Bom” e “Bom” à qualidade global do serviço prestado durante o internamento e 89% respondeu que aconselharia o CHL a um familiar, amigo ou colega que tivesse de recorrer a um hospital.
O documento, elaborado pela Comissão de Humanização do CHL, tem como objetivo compreender as expectativas dos utentes com vista ao reforço dos laços de confiança e à melhoria contínua dos serviços prestados.
De acordo com o relatório, «a perceção dos inquiridos sobre o atendimento pelos diferentes grupos profissionais é também destacada como um ponto forte da instituição», assim como a clareza da informação transmitida pelos profissionais de saúde, utilidade e quantidade.
A privacidade no atendimento, o silêncio nas enfermarias, as instalações e respetiva limpeza, bem como o conforto e o processo de alta foram outros fatores avaliados muito positivamente com “Muito Bom” e “Bom” pelos inquiridos, apesar de também terem sido identificadas como áreas com alguns aspetos a melhorar.
A alimentação e a roupa foram maioritariamente avaliadas com “Bom”, embora alguns aspetos tenham classificações de “Satisfatório” com indicação de melhorias necessárias.
«Os resultados obtidos são bastante positivos e assumem especial relevância para o CHL, tendo em conta que dizem respeito à atividade realizada durante um ano particularmente difícil, em contexto de combate à pandemia», destaca Licínio de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração.
No âmbito da política da qualidade e com o objetivo da melhoria contínua, o CHL instituiu o Guia de Acolhimento ao Utente e Família, aquando do internamento, e a Avaliação da Satisfação do Utente internado, sendo este último a base do relatório agora apresentado.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar de Leiria > Notícias