sns-container
SNS-Print

OMS alerta para as consequências na saúde e meio ambiente.

No dia 31 de maio, data em que se assinala anualmente o Dia Mundial sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra o impacto que o tabaco tem para a saúde e para o meio ambiente.

Este ano, a OMS elegeu como tema «Tabaco: Veneno para o nosso Planeta» (Tobacco: Poisoning our Planet), através do qual recorda que o impacto nocivo da indústria do tabaco no meio ambiente é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos já escassos recursos e ecossistemas frágeis do planeta.

O tabaco, que mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos, destrói também o meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo associados ao tabaco.

Atualmente, o tabaco já não deve ser classificado apenas como uma ameaça à saúde – é uma ameaça ao desenvolvimento humano como um todo.

IPO Lisboa apela a que se deixe de fumar

Para assinalar a data, especialistas de vários serviços do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) gravaram um vídeo sobre a importância de deixar de fumar.

O IPO recorda que fumar é um fator de risco para várias doenças, entre elas as oncológicas. Mais de 20% das mortes por cancro são atribuíveis ao consumo de tabaco.

O IPO Lisboa disponibiliza aos doentes (internados e em ambulatório), aos seus familiares e aos profissionais uma consulta de cessação tabágica.

Centro Hospitalar Barreiro Montijo realiza exposição temática

A Unidade Funcional de Consultas Externas do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) está a promover uma exposição sobre o tabaco, realizada pela equipa da Consulta de Cessação Tabágica, patente no edifício das Consultas Externas até dia 3 de junho.

Quais as consequências e riscos de fumar, de que é composto o cigarro, o tabaco na adolescência e dicas para deixar de fumar são alguns dos temas abordados nesta exposição. Estão também expostos trabalhos realizados pelos alunos do 6.º ano da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, que responderam ao apelo da equipa da Consulta Externa para sensibilização dos riscos do tabaco.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023