sns-container
SNS-Print

Equipa vai avaliar e reforçar a resposta a emergências de saúde pública.

Uma equipa de alto nível da Organização Mundial da Saúde (OMS) visita esta semana, de 2 a 6 de maio, o nosso país, no âmbito de um projeto piloto que pretende avaliar e reforçar a resposta a emergências de saúde pública, no âmbito da Universal Health and Preparedness Review (UHPR).

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a sessão inaugural da visita, que se realiza durante esta semana, vai decorrer esta segunda-feira, dia 2 de maio, no auditório do Infarmed, em Lisboa, que contará com a presença de Jaouad Mahjour, subdiretor-geral para a área de preparação para emergências na sede da OMS, de Gerald Rockenschaub, diretor do programa das emergências da OMS Europa, e de Stella Chungong, diretora para a Segurança em Saúde na sede da OMS.

Esta iniciativa pretende reforçar a partilha de recursos da saúde com parceiros das áreas do ambiente, saúde animal, defesa, administração interna, igualdade de género, entre outras, no âmbito da preparação e resposta a emergências de saúde pública.

Sendo Portugal um país piloto nesta iniciativa, pretende-se que esta seja uma oportunidade para afinar os instrumentos globais para avaliação da capacidade dos Estados membros das Nações Unidas, que contribuem para uma melhor resposta universal aos desafios que as emergências de saúde pública têm representado nos últimos anos.

Com esta iniciativa será possível avaliar como correu a resposta portuguesa à pandemia de Covid-19 e os resultados preliminares desta primeira visita serão apresentados num encontro na sexta-feira, no auditório do Infarmed.

A visita da OMS a Portugal torna-se oportuna num momento de reflexão sobre a pandemia e as lições aprendidas, que permitirá reforçar os mecanismos, recursos, equipamentos e processos intersectoriais com impacto positivo na resposta a emergências de saúde pública. Os resultados serão apresentados na Assembleia Mundial da Saúde e a experiência nacional será fundamental para a implementação e aceitação plena do mecanismo UHPR e reconhecimento das suas mais-valias.

Para saber mais, consulte:

Notícias > www.dgs.pt/

Voltar

Últimas Notícias

Diplomas publicados esta semana procedem a alterações. Saiba o que muda.
22/01/2024
ULS do Nordeste assegura a cobertura de 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança.
22/02/2024
Secretária de Estado e Ministro da Saúde participaram no evento da DGS.
22/02/2024