sns-container
SNS-Print

Lançamento de serviços de telessaúde para aproximar a saúde do cidadão.

Uma aplicação que permite o acompanhamento contínuo e domiciliário dos utentes – Telemonit SNS 24 – e balcões SNS24, que permitem aceder a teleconsultas e que evitam deslocações a centros de saúde e hospitais, facilitando, assim, o acesso aos cuidados de saúde. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, esteve, esta sexta-feira, 22 de abril, de visita ao distrito do Porto, num dia dedicado à inovação em saúde.

O serviço Telemonit SNS24, desenvolvido pela SPMS, E.P.E., permite o acompanhamento de utentes com insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crónica e de recuperação pós-covid-19, e foi lançado, esta sexta-feira, na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, abrangendo 10 utentes em Matosinhos. Integrarão o piloto ainda o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e o Centro Hospitalar do Oeste.

Já em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim, o governante visitou, esta tarde, 2 balcões SNS 24, e presenciou o lançamento da teleconsulta hospitalar no balcão de Vila do Conde (segundo balcão no país a ter esta resposta).Ao todo, nestes dois concelhos existem 44 balcões em atividade, e pelo país são já mais de 140 os balcões que prestam apoio aos cidadãos. O objetivo passa por continuar a aumentar esta resposta, como avançou Lacerda Sales: “A ideia é alargar a rede de balcões a mais freguesias, promovendo, desta forma, a rapidez, a proximidade e a segurança no acesso aos serviços digitais do SNS, aumentando o conforto para o cidadão, que evita, assim, deslocações às unidades de saúde, sobretudo ao nível dos cuidados de saúde primários e agora, também, e esperemos que de forma crescente, ao nível dos cuidados hospitalares”.

O Secretário de Estado falava no evento de assinatura do protocolo entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Norte e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde, que permitiu o lançamento da teleconsulta hospitalar no balcão SNS24 de Vila do Conde.

“Ter direito à Saúde é, acima de tudo, ter acesso à saúde”, referiu o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, enaltecendo as conquistas destes anos mais recentes ao nível da inovação e as aprendizagens decorrentes da pandemia, como, por exemplo, a mais-valia das parcerias inter e intrasetoriais.

Voltar

Últimas Notícias

HDS disponibiliza especialidade que se dedica às doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário.
06/12/2023
Secretário de Estado encerrou sessão de lançamento de linha de investimento.
06/12/2023
Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023