
ARS Algarve promove Rastreio no concelho de Albufeira.
O Rastreio do Cancro da Mama promovido pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve começa hoje, dia 18 de abril de 2022, no concelho de Albufeira, estando previsto decorrer até junho de 2022.
Esta iniciativa é realizada em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve no âmbito do Programa de Rastreio de Base Populacional do Cancro da Mama no Algarve.
O rastreio é dirigido a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas em unidades de saúde do concelho de Albufeira e é realizado numa unidade móvel que se encontra instalada junto do Centro de Saúde de Albufeira, nos dias úteis, das 08h30 às 13h30 e das 14h00 às 19h00.
O agendamento pode ser feito pela utente das seguintes formas:
- Através do site https://webmail-arsalgarve.min-saude.pt/rastreios/
- Por telefone: 289889912 / 969088933 / 969089520 / 963606714 / 969030144
- Através do email rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt
Em virtude da atual pandemia de Covid-19, foram alterados alguns procedimentos do rastreio de forma a garantir a segurança e proteção dos utentes e profissionais de saúde.
Algumas indicações a reter para a realização do rastreio:
- Os utentes devem usar máscara cirúrgica de proteção – Esta não deve ser mexida nem retirada durante o tempo que a utente esteja na unidade móvel;
- A temperatura é avaliada antes do exame – Caso a utente se sinta doente ou febril, não deverá comparecer ao rastreio e deve contactar para remarcar o exame;
- A hora da marcação deve ser respeitada – O intervalo entre cada utente permite manter o distanciamento social, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde, bem como garantir os tempos necessários para a higienização das áreas utilizadas.
Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do País a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.
O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, iniciou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.
Para saber mais, consulte:
ARS Algarve > Notícias