
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde destaca papel das associações de doentes.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde destacou, esta quinta-feira, o papel das associações de doentes e a importância do trabalho “em parceria, em busca de mais e melhores respostas” para os utentes, no decorrer da sessão de abertura das XXII Jornadas da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R).
“As associações de doentes, como a A.N.D.A.R, assumem um papel fundamental de representação, contribuindo, de forma muito positiva, para dar voz aos utentes e aos doentes”, sublinhou António Lacerda Sales.

Na sua intervenção, o SEAS realçou também a intervenção destas associações “na missão de informar e capacitar a população, em geral, e os doentes em particular”. “A literacia em saúde assume um papel cada vez mais importante, quer na prevenção, quer na gestão das doenças”, afirmou.
O Secretário de Estado referiu, ainda, que “a aposta no diagnóstico precoce, no tratamento atempado e no seguimento adequado é fulcral e continuará a ser um dos focos do Ministério da Saúde, no sentido de minimizar o impacto negativo da artrite reumatoide na vida dos doentes”.