
Mais de 5 milhões de chamadas no 1.º trimestre.
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) recebeu um valor recorde de mais de 5 milhões de chamadas no primeiro trimestre de 2022, mas menos de 3% das situações foram encaminhadas para um serviço de urgência.
Segundo a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, comparando com o período homólogo de 2021, em que foram registadas 1,6 milhões de chamadas, o número de chamadas atendidas nos primeiros três meses deste ano cresceu três vezes mais.
Ao contrário do aumento na procura nas urgências hospitalares, os serviços não notaram um aumento substancial de chamadas para a linha em março.
“Não se verificou um acréscimo de chamadas em março de 2022 comparativamente aos meses de janeiro ou fevereiro, uma vez que durante o mês de janeiro deste ano foi registada a quinta vaga da pandemia covid-19, tendo sido atingido o recorde de chamadas atendidas”, refere a SPMS.
De acordo com a SPMS, em janeiro deste ano foram atendidas cerca de 3,3 milhões de chamadas, em fevereiro mais de 1,1 milhões e mais de 600 mil em março. “Durante este período, foram encaminhados para um serviço de urgência menos de 3% dos utentes atendidos”.
O SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre).
Através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado, nomeadamente autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.