
INEM forma 1.253 professores em SBV/DAE nos primeiros seis meses do projeto
Nos primeiros seis meses do projeto “SBV/DAE INEM – Escolas”, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formou 1253 professores, do ensino público Secundário em em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE). Estas formações, que decorrem em várias regiões do país, vão permitir instituir o ensino de SBV/DAE nos estabelecimentos de ensino público secundário.
As formações decorrem em várias regiões do país e vão permitir implementar o ensino das técnicas de suporte básico de vida e do uso do desfibrilhador nas escolas.
O INEM implementa o projeto “SBV/DAE INEM – Escolas” desde setembro de 2021 e organizou um total de 111 formações em diversas escolas do país. Até fevereiro deste ano, já 1253 professores tinham o curso de suporte básico de vida (SBV) e em desfibrilhação automática externa (DAE). Destes, 420 docentes também completaram o curso de formadores.
“O objetivo é a implementação e difusão massiva do ensino de SBV/DAE no Ensino Secundário, após o protocolo firmado entre os ministérios da Saúde e da Educação e que envolveu centros de formação de agrupamentos de escolas das zonas Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve”, explica o INEM em comunicado.
As formações são da responsabilidade dos centros de formação das delegações regionais do INEM. A delegação regional do Norte formou 197 professores em SBV/DAE e 170 completaram o curso de formadores. No Centro, 492 professores têm a formação em SBV/DAE e 233 concluíram o curso de formadores. Na delegação do Sul, foram formados 564 professores em SBV/DAE e 17 em FF-SBV/DAE.
De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”, existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que, quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV com DAE, vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.
Para saber mais, consulte:
INEM > Notícias