
Ministra da Saúde angolana agradece doação de Portugal à CPLP.
A Ministra da Saúde de Angola agradeceu esta sexta-feira, dia 25 de março, a Portugal pela doação de vacinas contra a Covid-19 a Angola e aos restantes Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Na abertura da VI reunião de Ministros da Saúde da CPLP, a decorrer em Luanda, Sílvia Lutucuta considerou imprescindível aumentar-se os níveis de cobertura vacinal da população, através não só da mobilização e disponibilização de uma maior quantidade de vacinas, como também da urgência em fazer chegar a imunização a toda a população elegível e em qualquer lugar.
Segundo a ministra, em termos de saúde pública a Covid-19 provocou um cenário de emergência sem precedentes, afetando a vida, os meios de subsistência e os sistemas de saúde da maioria dos países do mundo e, em particular, os da CPLP.
Contudo, destacou Sílvia Lutucuta, apesar dos «efeitos desastrosos» causados pela Covid-19 nas economias e na saúde dos países, foi uma «oportunidade para a melhoria das infraestruturas físicas, o aumento dos recursos humanos capacitados, o reforço do papel dos institutos nacionais de Saúde Pública, a vigilância epidemiológica e a educação em saúde da população».