
Hospital cria unidade para prestar cuidados a maiores de 60 anos.
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) criou uma Unidade de Ortogeriatria que vai prestar cuidados de saúde aos doentes maiores de 60 anos com fraturas de fragilidade, sobretudo ao nível da extremidade proximal do fémur.
Para Carla Vera-Cruz, a médica fisiatra que dinamizou a concretização deste projeto juntamente com o ortopedista Nuno Correia Mendonça, «a nossa missão é melhorar a prestação de cuidados de saúde diferenciados aos doentes que recorrem ao hospital com uma fratura de fragilidade, oferecendo uma abordagem multidisciplinar focada na promoção de saúde e otimização da autonomia e qualidade de vida».
A médica explica que a unidade «vai trabalhar em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, com foco na reabilitação funcional, prevenção secundária de fraturas e quedas, nos doentes após a alta. Este modelo de gestão partilhada permite alcançar os melhores resultados, com impacto positivo no tempo decorrido até à cirurgia, na duração do internamento, taxa de morbilidade e mortalidade, assim como na redução dos custos em saúde».
O projeto da Unidade Clínica Integrada de Ortogeriatria foi criado e implementado por uma equipa multidisciplinar, composta por ortopedistas, internistas, anestesiologista, fisiatra, fisioterapeuta, enfermeiros e assistente social.
As fraturas de fragilidade no idoso, onde se incluem as da anca, não são eventos isolados. Surgem geralmente num contexto de doença médica aguda, comorbilidades, incapacidade e fragilidade estando frequentemente associada a síndromes geriátricas. Estes doentes apresentam um risco acrescido de quedas e fraturas futuras, passam por um período perioperatório desafiante e têm risco de descompensação de outras doenças médicas.
Para saber mais, consulte:
HFF > Notícias