
Ministra na inauguração da exposição de José Joaquim de Almeida.
Marta Temido esteve presente, na tarde de 22 de março, na inauguração da exposição «Pinho», patente no Pavilhão 31, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL).
O trabalho de José Joaquim de Almeida, falecido em 1993, retrata a visão do artista sobre «a vida nas instituições que acolhiam os menores desvalidos em Portugal entre os anos 1930 e 40».
Na visita, a Ministra da Saúde foi acompanhada por Henriqueta de Almeida, viúva do artista, Teresa Sustelo, Presidente do Conselho de Administração do CHPL, Sandro Resende, diretor artístico do espaço Pavilhão 31, e Viviane Borges, historiada e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
«O principal objetivo da exposição é ser vista pelo maior número de pessoas, principalmente por aqueles chamados a olhar, guiar e formar os homens de amanhã. Para que o façam com dignidade e amor», escreveu José Joaquim de Almeida na década de 90.
Os 20 quadros em exposição são uma amostra do resultado de 9 anos de trabalho do fundador do Atelier Pinho. Podem ser vistos até 15 de abril, no CHPL – Pavilhão 31, na Avenida do Brasil, em Lisboa.
Para saber mais, consulte:
CHPL > Notícias