
CHUA celebra protocolos para ampliar rede e aumentar cobertura.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai ampliar a sua rede e aumentar a cobertura da Hospitalização Domiciliária a nível regional através da assinatura de protocolos com quatro Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Faro, a ACASO de Olhão, o Centro de Apoio a Idosos de Portimão e a Santa Casa da Misericórdia de Lagos.

“É a primeira resposta deste tipo a nível nacional. Seguramente que as outras equipas de hospitalização domiciliária [do país] vão, certamente, alargar a sua disponibilidade de cuidados também para estas instituições, porque é uma forma de ter cada vez menos doentes internados em hospitais”, disse Ana Varges Gomes, Presidente do Conselho de Administração do CHUA. A cerimónia de assinatura dos protocolos de articulação decorreu esta quarta-feira, dia 23 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão, e contou com a presença do Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, Delfim Rodrigues.

“A concretização da colaboração entre o CHUA e estas ERPI vai traduzir-se numa importante mais-valia para a recuperação dos doentes, que vão poder beneficiar do acompanhamento clínico por parte dos profissionais de saúde do CHUA no modelo de hospitalização domiciliária, aliado à capacidade técnica existente nos lares e nas estruturas, nomeadamente ao nível da enfermagem e das equipas de auxiliares com formação específica em geriatria”, observou Delfim Rodrigues.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHUA é uma alternativa ao internamento convencional que proporciona assistência clínica de modo contínuo e coordenado àqueles doentes que, requerendo admissão hospitalar, cumprem também uma série de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitem o internamento no domicílio, agora estendido também a estas ERPI, num universo de cerca de 670 utentes.
Relembre-se que o CHUA dispõe do Serviço de Hospitalização Domiciliária desde 2019, na Unidade de Faro, e desde 2021 na Unidade de Portimão, contando já com um total de 15 camas e quase 700 utentes atendidos e agora, com esta iniciativa poderá duplicar o nível de atendimento para mais 650 beneficiários.