
ULSAM transmite técnicas de endoscopia do pâncreas e vias biliares.
O Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia (HSL), em Viana do Castelo, vai transmitir em direto, para a escola de Medicina da Universidade do Universidade do Minho, técnicas de endoscopia de última geração no diagnóstico e tratamento de tumores.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), na qual se insere o HSL, adiantou que o «maior curso de endoscopia do pâncreas e vias biliares realizado em Portugal» vai ser transmitido no dia 1 de abril e conta com a participação de mais de 250 especialistas.
O procedimento do novo endoscópio de uso único para diagnóstico e tratamento de tumores e cálculos integra a quarta edição do curso internacional de terapêutica endoscópica das vias biliares e pâncreas.
Segundo o diretor do serviço de gastrenterologia do HSL e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Luís Lopes, «esta nova geração de endoscópios elimina o risco de transmissão de infeções neste tipo de intervenções».
De acordo com a ULSAM, «nesta edição será apresentado, pela primeira vez, em Portugal num grande evento científico, o primeiro endoscópio de uso único (com o potencial de eliminar o risco de transmissão de infeções) para este tipo de intervenções. Serão ainda mais uma vez realizados procedimentos de última geração para o diagnóstico precoce de tumores das vias biliares e pâncreas, bem como para o tratamento de cálculos das vias biliares».
Para saber mais, consulte:
ULSAM – https://www.ulsam.min-saude.pt/