
Intervenção permitiu transplante simultâneo no Porto e em Lisboa.
Um paciente do Hospital de Curry Cabral (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central), recebeu, no dia 19 de março, um rim doado inicialmente a um paciente do Hospital de Santo António (Centro Hospitalar Universitário do Porto), enquanto ao doente do Porto foi implantado o órgão colhido na capital.
Em causa está uma prática chamada «doação renal cruzada» e duas intervenções que decorreram em simultâneo.
Em Lisboa, o paciente necessitava de um rim mas a dadora – sua filha – não era compatível. Já no Porto, um outro paciente deveria receber o rim da mulher, mas que era também incompatível. O diretor do gabinete coordenador de colheita e transplantação do Hospital de São José, Fernando Rodrigues, explica que «graças ao programa nacional de doação cruzada foi possível cruzar estes dois dadores e os dois recetores e realizar as duas intervenções».
A realização destes dois transplantes foi possível graças ao Programa Nacional de Doação Renal Cruzada que é utilizado no caso de pessoas que precisem de um transplante e têm um dador vivo que não é compatível.
Assim, recorrendo a uma base de dados que contém outros pares incompatíveis, procura-se encontrar um dador compatível para cada caso. Se o sistema encontrar uma combinação possível, podem acontecer dois ou mais transplantes em simultâneo através da «troca» de rins entre os vários pares participantes.
O diretor do gabinete coordenador de colheita e transplantação do Hospital de São José, que pertence ao Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, recordou que «quando não há compatibilidade o risco de rejeição do órgão que é transplantado é muito grande», mas que «por vezes existem pares que entre si não são compatíveis, mas de forma cruzada têm compatibilidade».
Portugal também aderiu já ao Programa de Doação Renal Cruzada Internacional, podendo fazê-lo com Espanha e Itália.
Para saber mais, consulte:
- Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – https://www.chlc.min-saude.pt/
- Centro Hospitalar Universitário do Porto – https://www.chporto.pt/