
Doentes vão passar a ter cuidados com maior comodidade e bem-estar, em ambiente familiar.
A Nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) iniciou atividade esta segunda-feira, 21 de março, em Vila Real e Chaves e, numa fase inicial, vai disponibilizar 10 camas de internamento no domicílio (5+5) que vão permitir aos doentes, que cumpram os critérios de admissão, cuidados com maior comodidade e bem-estar, em ambiente familiar.
A nova UHD do CHTMAD funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistente social, assistente técnico e assistente operacional. A coordenação está a cargo de Olívia Cardoso e Fernando Salvador, Diretor do Serviço de Medicina Interna deste centro hospitalar.
Para que a equipa possa desenvolver o seu trabalho no dia-a-dia, foram disponibilizadas duas viaturas, diversos materiais de consumo clínico e informático.
Os trabalhos são diariamente planeados por todos os elementos da UHD, que fazem a avaliação das potenciais admissões, preparam as notas de alta e efetuam pedidos de colaboração. Todos os doentes e/ou familiares serão portadores dos contactos diretos da UHD. Existe, também, uma equipa de prevenção que prestará apoio, sempre que solicitado.
Com esta tipologia de tratamento em casa, o CHTMAD pretende reduzir não só a mortalidade, como as infeções, quedas e depressões, além de melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde, numa região de especial relevância, dadas as características demográficas e de envelhecimento que se verificam na área do Alto Tâmega e Barroso e Marão I – Douro Norte.
Melhora, também, a humanização dos cuidados prestados, nomeadamente através do envolvimento familiar e de outros cuidadores, com ganhos em eficiência e em qualidade reconhecidos.

