
Prevenção de quedas é o mote da campanha do mês de março.
No âmbito da “Campanha Segurança para todos 2022”, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) dedicou o mês de março à prevenção de quedas.
As quedas são o evento adverso mais frequente nos hospitais e podem ter consequências físicas, psicológicas e sociais para o doente.
De forma a promover a segurança do doente, o CHBV implementou, este mês, um conjunto de estratégias que visam minimizar ou evitar a ocorrência de quedas. A uniformização de procedimentos e a consolidação de práticas seguras são as pedras basilares desta campanha. Associada à habitual monitorização, a partir deste mês, a todos os doentes internados, é sinalizado (na pulseira de identificação e através de um código de cores) o risco de queda.
Para o Gabinete de Gestão de Risco do CHBV, EPE, “uma adequada avaliação, com a definição de um plano individualizado de cuidados, permite, aos profissionais de saúde, uma melhor monitorização dos doentes, podendo, desta forma, minimizar a ocorrência de quedas e promover uma maior segurança do doente”.
De acordo com o CHBV, esta campanha, dirigida a profissionais de saúde, doentes, familiares e à comunidade em geral, tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, que garante, sempre, uma maior segurança do doente.
Para saber mais, consulte: