sns-container
SNS-Print

Ministra da Saúde apela ao cumprimento “rigoroso” das medidas anunciadas.

A Ministra da Saúde apelou ao cumprimento “rigoroso” das medidas de contenção da pandemia como “o teletrabalho, as orientações de isolamento quando elas são aplicadas, o evitar de contactos desprotegidos e, caso seja elegível, a vacinação”.

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido lembrou que o período de contenção, que foi antecipado uma semana, teve início no sábado, dia 25 de dezembro, e que “é preciso que o tempo aconteça” para se poder ver “alguns resultados”.

“Sabemos que este vírus precisa de algum tempo para que as medidas não farmacológicas, de contenção, como o evitar contactos, o cancelamento de algumas atividades, produzam o seu resultado e temos que ter a capacidade de nos adaptarmos a essa realidade e aguardarmos algum tempo para ver os efeitos daquilo que decidimos”, salientou a governante.

Face às dificuldades relatadas por utentes para fazer o rastreio à covid-19, a Ministra da Saúde assegurou que está a ser feito um esforço para disponibilizar “o maior número de testes” e à “maior velocidade possível”.

Referiu que desde a associação de distribuidores, a Associação Nacional de Farmácias, ao Ministério da Saúde, aos laboratórios, às farmácias à própria academia, há um envolvimento de todos para “disponibilizar o maior número de testes possível e à maior velocidade possível”.

Marta Temido relembrou ainda o reforço anunciado no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, cujos algoritmos de trabalho e de encaminhamento têm estado a ser revistos nos últimos dias para permitir “uma maior fluidez do encaminhamento” das chamadas.

O SNS 24 vai também reforçar o número de operadores disponível, bem abrir novos locais de atendimento deslocalizados no país, nomeadamente em Beja e Coimbra.

Sobre o recrutamento de recursos humanos para a realização de inquéritos epidemiológicos, a governante adiantou que as Administrações Regionais de Saúde estão no terreno a fazer uma “procura ativa de meios”.

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Braga usa jogo para testar memória de doentes com esclerose múltipla.
05/12/2023
Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023