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Centro de Contacto do SNS reforça medidas para acompanhar aumento da procura.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) atingiu este domingo, dia 26 de dezembro, o recorde diário de requisições para testes à Covid-19, com um total de 22.103 requisições emitidas, segundo dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Segundo o comunicado divulgado, o número de requisições para testes à Covid-19 emitidas pelo SNS 24 neste dia ultrapassou o anterior recorde verificado em 21 de janeiro deste ano (16.672). Durante este mês de dezembro (dias 1 a 26), foram emitidas pelo SNS24 246.709 requisições de testes à Covid-19, das quais 101.077 na última semana.

No que se refere à emissão de declarações provisórias de isolamento profilático, foram emitidas 178.481 declarações, das quais 79.256 na última semana. Só no domingo foram emitidas 14.297 declarações.

A SPMS sublinha que nos últimos dias se assistiu a um “crescimento muito acentuado da procura da linha SNS24”, que “tem vindo a acompanhar a evolução do contexto pandémico atual”.

O comunicado refere ainda que, “para reforçar a qualidade do serviço, foram tomadas, em estreita articulação com a Direção-Geral da Saúde e o operador Altice Portugal, um conjunto de medidas”, entre elas a abertura de novos ‘call center’ “para beneficiar de recursos humanos disponíveis noutras regiões”, apontando o caso de Coimbra, aberto na semana passada, e de Beja, que abrirá em janeiro.

Aponta igualmente a “formação e contratação de novos profissionais”, perfazendo um total de 5.000, maioritariamente enfermeiros, mas também psicólogos, farmacêuticos, médicos-dentistas, administrativos, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e estudantes de medicina do sexto ano, e a “diversificação das categorias dos profissionais e das respetivas tarefas para otimizar o atendimento na linha”.

Foram, ainda, revistos alguns algoritmos “para elevar a sua eficiência” e que houve uma “adoção mais alargada de soluções de atendimento automatizado”.

“Estas intervenções, em especial as de natureza tecnológica, foram intensificadas durante a quadra natalícia. Todavia, contamos que após o Natal a pressão sobre a linha continue a crescer, pelo que prosseguiremos a adoção de todas as medidas de emergência que contribuam para salvaguardar a qualidade do serviço”, acrescenta a instituição.

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