
Nova USF da Meadela, em Viana, pronta até ao fim de 2022.
O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, visitou esta sexta-feira, dia 17 de dezembro, a Unidade de Saúde Local do Alto Minho, para conhecer o projeto da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários da Meadela, cujo investimento previsto ascenderá a quase 2,3 milhões de euros e cuja obra estará concluída até ao final de 2022.

A construção da USF da Meadela foi candidatada ao Norte 2020, com uma comparticipação de 85%, sendo que a Câmara de Viana do Castelo assume a componente nacional e os arranjos exteriores.
O novo equipamento terá 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, e quatro consultórios.
O edifício integrará ainda uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, bem como salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas de banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.
O terreno onde será implementado a USF da Meadela apresenta uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e um declive ligeiro de aproximadamente quatro metros, entre a via de acesso e o ponto mais alto do terreno.