sns-container
SNS-Print

Investimento na criação de Laboratório no Centro Hospitalar do Oeste.

O Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) concluiu recentemente a instalação do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

De acordo com o CHOeste, não existiam infraestruturas adequadas nem direcionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes referidos. Foi, portanto, necessário dotar o Serviço de Patologia Clínica de capacidade laboratorial que garantisse um tempo de resposta mais consentâneo com as necessidades de organização interna hospitalar, e em particular, dos fluxos dos doentes Covid e não-Covid.

Nesse sentido, o CHOeste apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do Laboratório de Biologia Molecular na Unidade de Caldas da Rainha.

A criação deste Laboratório implicou a realização de obras de expansão da capacidade laboratorial, bem como a aquisição de equipamentos laboratoriais específicos. A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluirá cinco especialistas (médicos e farmacêuticos) e quatro Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

Para o Centro Hospitalar do Oeste, a criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos da doença Covid-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Para além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças Infeciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área, para além do diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19).

Para os profissionais da instituição constitui uma oportunidade de expansão do conhecimento dentro da especialidade de Patologia Clínica, nomeadamente da metodologia de PCR, e da investigação de outras doenças infeciosas com impacto, por exemplo, no controlo da infeção hospitalar.

Para saber mais, consulte:

CHOeste – https://www.choeste.min-saude.pt/

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023