sns-container
SNS-Print

A partir de segunda-feira, dia 13 de dezembro, estará aberto ao autoagendamento.

As crianças dos 5 aos 11 anos vão ser vacinadas contra a Covid-19 a partir do fim de semana de 18 e 19 de dezembro, revelou esta sexta-feira, dia 10 de dezembro, o Secretário de Estado de Estado Adjunto e da Saúde.

“Portugal iniciará a vacinação das crianças abaixo dos 12 anos no fim de semana de 18 e 19 de dezembro. Esta é uma decisão que resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas”, adiantou António Lacerda Sales na conferência de imprensa que decorreu no Ministério da Saúde, em Lisboa, acompanhado pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Coronel Carlos Penha-Gonçalves.

A partir de 6 de janeiro serão vacinadas crianças entre os 9 e os 7 anos. A 15 e 16 de janeiro será a vez das crianças entre os 6 e os 7 anos, enquanto a 22 e 23 de janeiro serão vacinadas as crianças de 5 anos.

Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses, altura em que ficará o esquema vacinal completo para esta faixa etária, estimou o governante.

A partir de segunda-feira, dia 13 de dezembro, estará aberto ao autoagendamento para a toma da vacina.

As crianças com comorbilidades terão prioridade na vacinação, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica. Nestes casos, basta que se dirijam aos centros de vacinação, explicou o Secretário de estado Adjunto e da Saúde, adiantando que nestes dias não haverá vacinação de adultos nestes centros, com o objetivo de “criar condições para que o processo decorra com tranquilidade”.

Lacerda Sales sublinhou que com esta vacinação, pretende-se “proteger as crianças da doença”, mas também dos “efeitos nefastos” que esta pandemia representa ao nível do seu bem-estar emocional e social e nas suas aprendizagens.

Conheça o calendário de vacinação das crianças:

  • A 18 e 19 de dezembro: crianças de 11 e 10 anos
  • De 6 a 9 de janeiro: crianças entre os 9 e os 7 anos
  • A 15 e 16 de janeiro: crianças entre os 6 e 7 anos
  • A 22 e 23 de janeiro: crianças com 5 anos
  • De 5 de fevereiro a 13 de março: serão administradas as segundas doses.
Voltar

Últimas Notícias

Um em cada três ensaios clínicos foram realizados no 2CA-Braga.
26/01/2022
Hospital de Ovar disponibiliza eletronicamente resultados dos MCDT.
26/01/2022
Hospital São Gonçalo de Lagos passa a integrar centro hospitalar.
26/01/2022