sns-container
SNS-Print

TRAg de uso profissional comparticipados disponíveis em 216 concelhos

Os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional, no âmbito da Portaria n.º 255-A/2021, de 18 de novembro, são gratuitos, não apenas em Farmácias, mas também em Laboratórios de Patologia Clínica e Análises Clínicas aderentes. Esta é uma das medidas de reforço de testagem, com vista ao controlo e combate à pandemia de COVID-19 no país, estando em vigor, pelo menos, até 31 de dezembro.

A oferta de testagem em Portugal Continental vai muito para além das farmácias, envolvendo laboratórios, clínicas, academia e unidades móveis, sendo que a cada uma das entidades registadas e habilitadas a realizar TRAg de uso profissional correspondem múltiplos pontos de colheita.

A lista de farmácias e laboratórios aderentes é dinâmica e encontra-se
em permanente atualização, mantendo-se o esforço no sentido de reforçar os pontos de testagem aderentes em todo o país, no âmbito da portaria referida.

Além da disponibilização da testagem no âmbito da Portaria, cada cidadão
pode recorrer à rede de diagnóstico de SARS-CoV-2 que integra 163 laboratórios que realizam TAAN (RT-PCR) e mais de 1300 entidades que realizam TRAg de uso profissional. Também nesta rede estão a ser desenvolvidos mecanismos no sentido de reforçar as estruturas de testagem, garantindo abrangência nacional, nomeadamente no reforço de
adesão dos laboratórios e farmácias, bem como através de iniciativas das Câmaras Municipais, colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, entre outros.

Por exemplo, a Cruz Vermelha Portuguesa, em articulação com a Proteção Civil de Lisboa e o Sport Lisboa e Benfica, estão, no dia de hoje, a implementar postos de testagem dedicada no perímetro do Estádio, com a presença de 13 equipas de testagem ao longo do dia, até à hora de início do jogo.

A Task Force para a promoção da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal tem vindo a desenvolver todos os mecanismos de reforço da capacidade de testagem no país, nomeadamente com recurso a novos pontos de colheita da rede laboratorial pública e privada.

As Farmácias e Laboratórios de Patologia Clínica e Análises Clínicas que realizam TRAg de uso profissional abrangidos pelo regime excecional e temporário de comparticipação, podem ser consultados através de listagem pesquisável – https://www.infarmed.pt/web/infarmed/farmacias-de-oficina-que-realizam-tragcomparticipados e https://www.infarmed.pt/web/infarmed/laboratorios-que-realizamtrag-comparticipados ou com recurso ao mapa interativo que as localiza via georreferenciação (https://www.infarmed.pt/web/infarmed/testes-covid-19/mapainterativo).

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023