sns-container
SNS-Print

Esforço conjunto dos serviços do CHMT obtém resultados sem precedentes

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) obteve resultados sem precedentes, relativos ao plano de intervenção em ortopedia que está em marcha na instituição.

De acordo com o CHMT., estes bons resultados devem-se a um esforço conjunto do serviço de Anestesiologia, Bloco Operatório, Medicina Interna, que através de uma equipa, multi e interdisciplinar, inicia a sua intervenção com uma avaliação global dos doentes, imediatamente após a sua admissão no Serviço de Urgência, conseguindo prevenir grande parte das complicações peri-operatórias e possibilita a programação precoce da intervenção e da reabilitação futura, com rápido retorno ao nível funcional anterior.

O plano entrou em funcionamento no dia 6 de outubro, com a disponibilização diária de uma sala de orto trauma, para abordagem precoce das fraturas proximais do fémur (FPF), dispondo de 12 camas de ortogeriatria, no 8.º piso da Unidade de Abrantes, sob supervisão da Medicina Interna, dedicadas ao tratamento destes doentes.

Tratamento adequado a todos os casos em menos de 48 horas

Como resultado da estratégia implementada, entre o dia 6 de outubro e 23 de novembro, foram realizadas 175 cirurgias de ortopedia no Bloco Operatório de Abrantes, das quais 130 em contexto de orto traumatologia (aguardando, no momento, para cirurgia somente dois doentes com diagnóstico de fratura proximal do fémur).

Segundo o CHMT, com a continuidade deste trabalho, esta equipa está a providenciar o tratamento adequado, a todos os casos sem exceções, em menos de 48 horas.

CHMT vai adquirir nova mesa operatória

Para dotar este serviço de ainda melhores condições de trabalho e maior capacidade de resposta, o Conselho de Administração do CHMT tem prevista a aquisição, no início de 2022, de uma nova mesa operatória de tração ortopédica.

Esta mesa possibilitará uma maior facilidade de tração dos membros inferiores, permitindo mais flexibilidade no posicionamento do paciente e com opções de proteção contra sobrecarga e prevenção e reconhecimento de colisão controlada por sensores que ajudam a aumentar a segurança do paciente.

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021