sns-container
SNS-Print

Centro Hospitalar abre três novas consultas no Serviço de Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dispõe de três novas consultas para diagnóstico e tratamento de patologias respiratórias, nas seguintes subespecialidades: neuromusculares, alfa 1 antitripsina e insuficiência respiratória crónica, que entram em funcionamento ainda este mês de novembro.

As doenças neuromusculares englobam um grande número de patologias com evoluções clínicas diversas. A ação da Pneumologia centra-se no acompanhamento em parceria com a Neurologia e promove a ação atempada necessária, que frequentemente passa pelo uso de ventilação não invasiva. «Estes doentes, ao longo da evolução da doença, podem vir a necessitar de ajuda ventilatória, o que deve ser sujeito a um acompanhamento especializado na sua adaptação a este apoio ventilatório bem como das complicações que daí possam advir», explica Salvato Feijó, Diretor do Serviço de Pneumologia do CHL.

Acresce ainda que a monitorização deste grupo de doenças neuromusculares necessita de uma equipa multidisciplinar, em articulação com várias especialidades. Os doentes são frequentemente referenciados pela Neurologia, e são efetuados estudos ventilatórios completos, provas de marcha, avaliação de pressões e oxicapnografia, e quando necessária, é aplicada a ventilação não invasiva e/ou oxigenioterapia de longa duração.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021