sns-container
SNS-Print

Doentes revelam confiança e elogiam a qualidade do trabalho desenvolvido.

A grande maioria dos doentes internadas ou acompanhadas no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) revelam confiança e elogiam a qualidade do trabalho desenvolvido, a relação com os profissionais, o atendimento e a humanização dos serviços do Instituto.

Os doentes do IPO Lisboa estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a assistência e os cuidados que recebem, conforme mostram os dados dos inquéritos aplicados pela Gestão de Qualidade e Risco nos serviços de internamento e no ambulatório, durante o mês de março de 2021, e durante o ano de 2020, em todos os serviços de ambulatório.

No inquérito realizado em março deste ano foram respondidos 243 questionários e os utentes revelam um índice de satisfação global muito elevado: confiam no IPO e nos cuidados que lhes são prestados, estão muito satisfeitos com o conforto, a limpeza e com a relação com os profissionais. As sugestões de melhoria recaem nomeadamente no estacionamento e nos tempos de espera.

No inquérito distribuído entre janeiro e dezembro​ de 2020 foram rececionados apenas 48 questionários, um número muito abaixo do habitual, o que provavelmente se deve à diminuição de circulação dos doentes no interior do IPO Lisboa, devido à pandemia Covid-19. ​​​​

Os dados deste inquérito também revelam uma avaliação global positiva, embora se registe um aumento das sugestões de melhoria. Os doentes manifestam-se satisfeitos quanto à privacidade, sinalética e informação recebida e apontam a necessidade de investir nas infraestruturas e de resolver o atraso nos atendimentos.

Os inquéritos de avaliação da satisfação dos utentes também foram aplicados aos doentes acompanhados pelos Grupos Multidisciplinares dos Sarcomas Ósseos e das Partes Moles, Oncologia Pediátrica, Cancro do Cólon, Reto, Canal Anal, Esófago e Estômago, que estão reconhecidos como Centros de Referência pelo Serviço Nacional de Saúde.

Os resultados destes inquéritos foram enviados para os diretores e gestores de qualidade dos vários serviços para que sejam avaliadas e desenvolvidas ações de melhoria.

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Hospital de Santarém e IP Santarém assinam protocolo de cooperação
26/11/2021
Aprovado diploma que reforça as respostas de cuidados continuados.
26/11/2021
Ministra da Saúde inaugurou o novo acelerador linear.
26/11/2021