
Guia Prático para a Segurança do Doente apresentado em Setúbal
O “Guia Prático para a Segurança do Doente”, uma obra pioneira em Portugal que reúne diversos peritos na área dos cuidados de saúde e da segurança do doente, foi apresentada no Centro Hospitalar de Setúbal, por um dos seus coordenadores, Fernando Barroso, Enfermeiro Gestor do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS).
Esta obra, de autores nacionais, contou com a colaboração de vários profissionais do CHS, nomeadamente: Diana Sousa, Ermelinda Pedroso, Felisbela Barroso, Luís Caldas e Verónica Florêncio, que de forma sucinta apresentaram os seus contributos para a obra.
Organizado em três partes, o livro aborda temas de relevância para a segurança do doente como a literacia em saúde e a cultura de segurança. Disponibiliza diversas ferramentas úteis, como a avaliação do risco e a auditoria, e explora desafios associados à segurança do doente, como as infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS), a segurança cirúrgica, a segurança da medicação e a simulação em saúde.
Este guia destina-se a todos os profissionais que trabalham na área da saúde e apresenta, de uma forma simples, sistematizada e prática, um roteiro para a compreensão dos principais conceitos, ferramentas e desafios no âmbito da qualidade e segurança.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar de Setúbal – http://www.chs.min-saude.pt/