
Ministra da Saúde e Comissária Europeia e debatem a Saúde na UE com cidadãos em Lisboa
A Ministra da Saúde, Marta Temido, e a Comissária Europeia da Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, participam num debate aberto ao público sobre o tema “A União Europeia da Saúde: prevenir, cuidar e colaborar”, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o Ministério da Saúde e com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O debate decorre no próximo dia 3 de novembro, quarta-feira, entre as 12h e as 13h30, na Faculdade de Medicina de Lisboa, e será moderado pela jornalista Dulce Salzedas.
O encontro será presencial e necessitará de inscrição prévia, limitadas ao número de lugares disponível, através deste link: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/DebateSaude_2021.
O encontro também será transmitido online, através das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal Twitter e Facebook e na rede Facebook SNS do Ministério da Saúde.
Este evento insere-se no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa cujo objetivo é permitir aos cidadãos europeus partilharem as suas ideias e ajudarem a definir o nosso futuro comum. Neste debate serão abordadas temáticas relacionadas com o futuro da saúde da Europa e a criação da União Europeia da Saúde, analisando as lições tiradas da pandemia, os desafios que enfrentamos e as soluções conjuntas que podemos encontrar.
Desde o início da pandemia de Covid-19, a União Europeia (UE) tem vindo a assumir um importante papel de coordenação no apoio aos sistemas de saúde nacionais. A UE ajudou a assegurar o abastecimento de equipamentos médicos, coordenou o financiamento a nível mundial da investigação da vacina contra a Covid-19 permitindo o desenvolvimento de vacinas num tempo recorde, implementou a Estratégia Europeia de Vacinação e lançou o certificado digital permitindo uma abertura das fronteiras e uma recuperação económica mais rápidas.
Para saber mais: