
Medicina Física e Reabilitação com consulta de reabilitação cognitiva.
O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) já tem disponível consulta de reabilitação cognitiva.
A reabilitação cognitiva é um tratamento não farmacológico que tem por objetivo recuperar ou compensar perdas de funcionalidade, por consequência de várias patologias, como doença vascular cerebral (por exemplo, AVC), doença do movimento (por exemplo, Parkinson), doença desmielinizante (como a esclerose múltipla), epilepsia, tumor cerebral, demência, entre outras.
Esta reabilitação consiste na realização sistemática de exercícios e atividades que estimulam funções cognitivas como a atenção, memória, linguagem, cálculo, funções executivas, entre outras. Pode utilizar-se material digital, de papel e lápis e/ou recursos físicos, como jogos, adaptados às finalidades terapêuticas.
De acordo com o Diretor do Serviço de Psicologia do CHUSJ, Eduardo Carqueja, «com estas atividades pretende-se potenciar o melhor funcionamento cognitivo possível para promover a funcionalidade, autonomia e qualidade de vida da pessoa».
Para o Diretor do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHUSJ, João Barroso, «um programa integral de Medicina Física e Reabilitação que inclua reabilitação cognitiva em pessoas que sofram de alterações neuropsicológicas no contexto de várias patologias do Sistema Nervoso Central é de vital importância, uma vez que estas alterações determinam não só a participação das pessoas nos restantes setores de tratamento, mas também o prognóstico funcional e uma satisfatória reintegração familiar e social».
Para saber mais, consulte:
CHUSJ > Notícias